5 dicas para tratar Artrose no joelho

5 dicas para tratar Artrose no joelho

Para quem não sabe, a artrose é uma doença que afeta diretamente as cartilagens e as outras estruturas ao redor de qualquer articulação.

Essa doença provoca dor, inchaço, deformidade (joelho pode entortar), alteração do modo de caminhar (mancar) e tudo leva a uma piora da qualidade de vida.

A artrose não tem cura, mas tem tratamento para diminuir esses sintomas e evitar que eles progridam rapidamente.

Veja a seguir algumas dicas de tratamentos que você mesmo pode ministrar.

1. Alimentação balanceada

Uma das principais causas da artrose é o sobrepeso pois há uma sobrecarga na articulação, principalmente nos joelhos, quadris e coluna.
Evite excessos, exageros alimentares. Caso precise de ajuda profissional, posso te indicar uma nutricionista que irá organizar suas refeições sem privação deste grande prazer que é a refeição.

2. Exercícios de baixo impacto

Chega a ser repetitivo discorrermos sobre a importância da frequente realização de atividades físicas no nosso dia a dia.

Porém nos casos de pessoas que sofrem com a artrose, recomendamos exercícios de baixo impacto, como por exemplo:

– Musculação;

– Natação;

– Hidroginástica;

– Bicicleta

– Elíptico.

3. Fisioterapia

A fisioterapia é sempre uma recomendação quando falamos de tratar dores em articulações, e a artrose no joelho é incluída nesse sentido.

Com um acompanhamento de um especialista fisioterapeuta, são recomendados os melhores exercícios, de acordo com as necessidades do paciente.

Indicamos o tratamento diário nos momentos de mais dores. Nesse caso, além das práticas físicas de alongamento e fortalecimento muscular, é possível a utilização de aparelhos que diminuem a dor e a inflamação.

4. Compressas frias

Por ser uma doença que gera um processo inflamatório, a realização de compressas com gelo ajudam no alívio da dor e da inflamação.

5. Evite agachar / ajoelhar

Uma dica simples, é evitar agachar ou ajoelhar. Evite ficar agachado brincando com crianças ou cuidando das plantas. Ao levantar pode haver uma nova lesão meniscal ou condral e gerar uma crise de dor intensa (artrite) associado a artrose pré-existente.

Lembre-se que abraçar hábitos mais saudáveis, como alimentação de qualidade e a realização de atividades físicas é um passo essencial para garantir a integridade e saúde de seus joelhos.

Se você já realizou alguma dessas pequenas mudanças na sua vida, e sentiu a diferença, compartilhe essa experiência nos comentários!

Como ocorre uma ruptura do LCA?

A maior parte das rupturas do Ligamento Cruzado Anterior ocorre com a rotação do joelho. Um exemplo comum ocorre quando descemos de um carro, pois nós apoiamos o pé no chão e giramos o corpo sobre o eixo joelho, havendo um grande risco de ocorrerem danos.

Alguma dúvida? Entre em contato comigo e saiba mais sobre o LCA

Saiba mais:

Assuntos Relacionados ao menisco

Ruptura do Ligamento Cruzado Anterior
Dr Bruno Sbrissia – Médico do Joelho Curitiba – 
“5 dicas para tratar Artrose no joelho”

Especialista em Joelho Curitiba

Se você esta procurando um especialista em joelho em Curitiba, conte com o profissionalismo do Dr Bruno Sbrissia, médico renomado com mais de 13 anos de experiência em Ortopedia. Formou-se médico pela Faculdade Evangélica do Paraná, é membro titular da SBCJ e atende atualmente no Hospital Marcelino Champagnat em Curitiba PR, que foi classificado pelo 3º ano consecutivo, como uma das melhores instituições de saúde da América Latina, pelo Ranking da América Economia Intelligence!

Agende sua consulta

Dr Bruno Sbrissia – CRM 23851- PR 
Tel: (41) 3207-3225 
• Hospital Marcelino Champagnat, Av. Presidente Affonso Camargo, 1399 – 8° andar – Sala 819 – Cristo Rei, Curitiba PR

Veja também