Compressa de gelo ou água morna? Descubra quando fazer uma ou outra

Compressa de gelo ou água morna? Descubra quando fazer uma ou outra
Compressa de gelo ou água morna? Descubra quando fazer uma ou outra

Após você ter sofrido pancadas, dores, torções ou qualquer outro desconforto muscular, deve ter ficado na dúvida sobre que tipo de compressa é a ideal para essa situação, não é mesmo?

Nos meus anos de atendimento em ortopedia, muitos pacientes ficaram com essa dúvida ao vivenciar esses episódios de dores contínuas que chegaram a piorar os sintomas por realizar o tipo de compressa errada.

Como forma de orientá-lo e evitar que você se prejudique por desinformação, preparei este artigo para elucidar qual é o momento adequado para se utilizar a compressa gelada ou com água morna. Vamos descobrir?

Compressa gelada

As compressas frias, geladas ou com gelo geram o efeito de diminuição da circulação sanguínea, gerando a sensação de amortecimento na região lesionada após 5 minutos de uso. Por meio dela, diminuímos inchaços e inflamações, ou seja, evitamos o acúmulo de líquidos. O gelo tem um efeito anti-inflamatório.

Esse tipo de compressa é indicado quando:

• Sofremos pancadas, quedas ou torções;

• Após a aplicação de injeções ou vacinas;

• Dores de dente;

• Quando há quadros de tendinite;

• Depois da realização de atividades físicas, como prevenção de lesões.

A dica é misturar pedras de gelo com um pouco de água gelada em um saco plástico, isso facilita a aplicação da compressa na área lesada.

Outra possibilidade é fazer uma mistura de uma 1 parte de álcool com 2 de água dentro de um saco ziploc e depois de deixar algum tempo no congelador e aplicar sobre a região.

Compressa de gelo ou água morna? Descubra quando fazer uma ou outra

Em uma emergência que não tenha o material adequado em mãos, é possível aplicar pacotes congelados sobre o local dolorido antes de procurar por assistência médica, não é o mais indicado, mas um pacote de ervilhas congeladas, por exemplo, pode vir bem a calhar nesses momentos.

Não esqueça de proteger a pele com um pano, evitando queimaduras pelo frio. O tempo médio de aplicação deve ser entre 10-20 minutos com intervalo mínimo de 2 horas entre as aplicações.

Compressa quente ou morna

Se a compressa fria diminui a circulação sanguínea, a compressa morna faz o completo oposto. Estimulando a circulação, a compressa quente dilata os vasos sanguíneos promovendo o relaxamento muscular e pode ser usada para dores na coluna, hematomas na pele, espinhas, furúnculos e torcicolos.

Melhorando a mobilidade e aumentando a sensação de relaxamento da tensão, a compressa de água quente é indicada para os seguintes casos:

Dores musculares;

• Hematomas;

• Furúnculo e abscessos;

• Torcicolo;

• Antes da prática de exercícios físicos.

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Compressa de gelo ou água morna? Descubra quando fazer uma ou outra

A compressa morna pode ser aplicada nas costas, peito, joelhos ou em qualquer outra parte do corpo que necessite de um fluxo sanguíneo maior. Ela pode ser utilizada de 3 a 4 vezes ao dia, durante 15 a 20 minutos e sempre deve estar enrolada em uma fralda de pano ou outro tecido fino para evitar que se queime a pele também.

Existem bolsas próprias preenchidas com gel, específicas para a compressa quente. Ainda é possível fazer uma solução caseira, colocando grãos em uma fronha e aquecendo-os no microondas por 3 minutos e aplicar sobre a região.

Independente da técnica escolhida, havendo a diminuição das dores e desconfortos na região aplicada, a principal indicação é sempre procurar por um profissional para realizar uma análise criteriosa e prevenir de possíveis problemas mais graves.

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Dr Bruno Sbrissia – Médico do Joelho Curitiba – 
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Especialista em Joelho Curitiba

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