Dicas para prevenir lesões no joelho

Dicas para prevenir lesões no joelho

A articulação do joelho desempenha um papel fundamental na realização de grande parte dos esportes. Por conta disso, lesões nessa região costumam ser comuns, e isso pode acontecer tanto pela prática incorreta de atividades físicas quanto por outros fatores como o excesso de treinamento.

Se os joelhos são tão importantes e ao mesmo tempo tão susceptíveis a lesões, como é possível prevenir que elas ocorram? Descubra seguir:

Algumas das formas de prevenir lesões no joelho incluem:

Sobrepeso

O acúmulo excessivo de peso influencia diretamente na força exigida pelos joelhos. Sendo assim, estar no peso ideal pode prevenir possíveis lesões no joelho.

Aquecimento, Resfriamento e Repouso

Aquecer o corpo antes de dar início à prática de atividades físicas diminui consideravelmente a incidência de lesões. Além disso, é indicada a redução gradual de intensidade de exercícios nos finais de cada treino, aliando isso à uma respiração eficaz que reduza a sua frequência cardíaca. Por fim, repousar é fundamental para que o corpo se recupere fisicamente.

Fortalecimento muscular

O fortalecimento muscular reduz consideravelmente o desgaste das articulações durante as atividades físicas do dia a dia. Caso necessário, procure acompanhamento profissional nesse processo para prevenir lesões ocasionadas pela prática incorreta de exercícios.

Calçado certo e superfícies regulares

Os calçados são projetados de acordo com cada movimento dos esportes. Portanto, utilize sempre calçados confortáveis e que sejam compatíveis com o esporte que está praticando. Além disso, busque sempre superfícies uniformes e suaves para correr e, em locais de declive, priorize a caminhada.

Busque um Ortopedista do Joelho!

Seu ortopedista pode auxiliar na prevenção, na recuperação e no tratamento de possíveis lesões do joelho. Assim, é possível evitar complicações e ter que suspender a realização de esportes que contribuem para a qualidade de vida e para a saúde!

Fale comigo e marque sua consulta! Será um prazer lhe atender!

Dr Bruno Sbrissia – Médico do Joelho Curitiba
“Dicas para prevenir lesões no joelho”

ESPECIALISTA EM JOELHO CURITIBA

Se você esta procurando um especialista em joelho em Curitiba, conte com o profissionalismo do Dr Bruno Sbrissia, médico renomado com mais de 13 anos de experiência em Ortopedia. Formou-se médico pela Faculdade Evangélica do Paraná e atende atualmente no Hospital Marcelino Champagnat em Curitiba PR.

AGENDE SUA CONSULTA

Dr Bruno Sbrissia – CRM 23851- PR 
Tel: (41) 3207-3225 
• Hospital Marcelino Champagnat, Av. Presidente Affonso Camargo, 1399 – 8° andar – Sala 819 – Cristo Rei, Curitiba PR

VEJA TAMBÉM

• Artrose no joelho Curitiba
• Menisco joelho Curitiba
• Cirurgia do joelho Curitiba
 Lesão de menisco Curitiba
• Como ocorre Artrose joelho Curitiba
• Tratamento para artrose Curitiba
• Artrose de joelho Curitiba cuidados
• Cirurgia do joelho, como funciona?
• Cirurgia de ligamento do joelho
• Dor no joelho Curitiba, o que fazer?