Dor na lateral do joelho

Dor na lateral do joelho

Dor na lateral do joelho, normalmente pode ser um dos principais sinais da síndrome da banda iliotibial.

Ela tem uma maior incidência em esportistas que fazem atividades de impacto, como corrida, recebendo também o nome de joelho de corredor.

Essa dor muito característica na lateral do joelho é causada principalmente pelo atrito de um tecido tendíneo do fêmur, próximo ao joelho, que acaba gerando uma inflamação no local por atrito.

Para sanar algumas dúvidas sobre como tratar, prevenções, entre outros, elaborei esse post com informações sucintas e completas para você.

Como se identifica a síndrome?

O principal sintoma da síndrome de banda iliotibial é a já citada dor na lateral do joelho, que pode piorar ao correr e ao subir escadas por exemplo.

É mais frequente a dor no joelho, mas se não tratada ela pode se estender por toda coxa, até o quadril.

A forma mais adequada de obter um diagnóstico seguro, é consultando seu médico ortopedista, fisioterapeuta ou treinador. Não há a necessidade de raio X, pelo fato de não ocorrer alteração óssea.

Como tratar a dor na lateral do joelho?

O primeiro passo para combater a dor, é focar na diminuição da inflamação na região.

Sendo assim, deve-se realizar um tratamento com pomadas anti-inflamatórias, aplicadas na área de 2 a 3 vezes por dia, sempre massageando de forma leve.

Compressas com gelo também ajudam a aliviar a dor e diminuir a inflamação, mas atenção, elas não devem ser aplicadas diretamente sobre a pele, de maneira que não cause queimaduras, sendo recomendado um tempo de compressa de até 20 minutos.

Alongamentos

Outra forma de tratamento e que é muito importante para tratar a dor é a realização de algumas formas de alongamento.

Principalmente exercícios que mexam com todo o músculo da região lateral do quadril e coxa, chamado de tensor de fáscia lata e rotadores externos do quadril. Fortalecer a musculatura do quadril e os músculos abdutores da coxa também são fundamentais no tratamento.

Como prevenir a dor na lateral do joelho?

Quando pensamos em prevenção das dores laterais do joelho, a principal prevenção são os hábitos de atividades físicas do paciente. Deve-se manter um bom alongamento global, um bom tônus muscular e evitar a intensificação dos treinos de corrida ou ciclismo de uma maneira muito rápida.

Já sofreu com dores laterais nos joelhos? Aproveite para compartilhar nos COMENTÁRIOS sua experiência, e como conseguiu superá-la.

Como ocorre uma ruptura do LCA?

A maior parte das rupturas do Ligamento Cruzado Anterior ocorre com a rotação do joelho. Um exemplo comum ocorre quando descemos de um carro, pois nós apoiamos o pé no chão e giramos o corpo sobre o eixo joelho, havendo um grande risco de ocorrerem danos.

Alguma dúvida? Entre em contato comigo e saiba mais sobre o LCA

Saiba mais:

Assuntos Relacionados ao menisco

Especialista em Joelho Curitiba

Se você esta procurando um especialista em joelho em Curitiba, conte com o profissionalismo do Dr Bruno Sbrissia, médico renomado com mais de 13 anos de experiência em Ortopedia. Formou-se médico pela Faculdade Evangélica do Paraná, é membro titular da SBCJ e atende atualmente no Hospital Marcelino Champagnat em Curitiba PR, que foi classificado pelo 3º ano consecutivo, como uma das melhores instituições de saúde da América Latina, pelo Ranking da América Economia Intelligence!

Agende sua consulta

Dr Bruno Sbrissia – CRM 23851- PR 
Tel: (41) 3207-3225 
• Hospital Marcelino Champagnat, Av. Presidente Affonso Camargo, 1399 – 8° andar – Sala 819 – Cristo Rei, Curitiba PR

Veja também