O que acontece se eu não operar o menisco lesionado?

O que acontece se eu não operar o menisco lesionado?

Embora a articulação do joelho seja uma articulação resistente e forte, isso não significa que ela seja a mais segura quando se trata de girar em certas direções. Durante algumas atividades, tais como nos esportes de contato, a força e o grau de torção do joelho podem romper parte da fibrocartilagem que fornece amortecimento entre o osso da coxa e da perna. Esta fibrocartilagem se chama menisco e sua ruptura geralmente demanda tratamento cirúrgico.

Como saber se eu rompi o menisco?

Em uma lesão traumática torsional, você poderá sentir um estalo quando seu menisco se romper associado a alguns outros sinais e sintomas como:

– Dor na articulação do joelho que surge e desaparece, mas piora quando pressionada;

– Inchaço e rigidez;

– A sensação de que seu joelho está bloqueado ou travando;

– dor ao agachar, usar escadas ou para correr;

– dor ao deitar de lado, não conseguindo encostar um joelho no outro.

O que acontece se eu não operar o menisco lesionado?

Primeiramente, é importante salientar que nem toda lesão de menisco necessita de cirurgia. Deve-se tentar um tratamento conservador em pacientes mais idosos ou quando houver associado um grau de artrose moderada ou avançada. Nos casos que necessitem de cirurgia, caso o paciente opte por não operar, no longo prazo as lesões podem agravar podendo limitar sua atividade de vida diária e sua capacidade de praticar exercícios e esportes. Em casos mais complexos, pode evoluir para problemas de longo prazo nos joelhos, tais como artrose precoce e o derrame articular de repetição.
Quem já operou o menisco, também deve ser orientado quanto a prevenção da artrose precoce.
Se você está com dor no joelho ou já operou o menisco e quer saber sobre a prevenção de futuras lesões, procure um ortopedista especialista em cirurgia do joelho e pertencente à sociedade brasileira de cirurgia do joelho (SBCJ).

Dr Bruno Sbrissia – Médico do Joelho Curitiba – 
“O que acontece se eu não operar o menisco lesionado?”

ESPECIALISTA EM JOELHO CURITIBA

Se você esta procurando um especialista em joelho em Curitiba, conte com o profissionalismo do Dr Bruno Sbrissia, médico renomado com mais de 13 anos de experiência em Ortopedia. Formou-se médico pela Faculdade Evangélica do Paraná, é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho e atende atualmente no Hospital Marcelino Champagnat em Curitiba PR, que foi classificado pelo 3º ano consecutivo, como uma das melhores instituições de saúde da América Latina, pelo Ranking da América Economia Intelligence!

AGENDE SUA CONSULTA

Dr Bruno Sbrissia – CRM 23851- PR 
Tel: (41) 3207-3225 
• Hospital Marcelino Champagnat, Av. Presidente Affonso Camargo, 1399 – 8° andar – Sala 819 – Cristo Rei, Curitiba PR

VEJA TAMBÉM