Osteoporose: Como tratar?

Osteoporose: Como tratar?

A osteoporose, nada mais é do que o enfraquecimento do tecido dos ossos. Eles se tornam finos e perdem sua força, aumentando o risco de fraturas com pequenos traumas.

As causas para osteoporose são diversas, desde a questão genética até o tipo de atividade física praticada pelo paciente.

Acompanhamento médico, exercícios físicos e alimentação são aliados efetivos na busca por qualidade de vida de quem sofre com essa doença que não tem cura, mas é possível de ser tratada e controlada.

Diagnóstico

A suspeição clínica nos leva a solicitar um exame de confirmação diagnóstica chama DMO (Densitometria Mineral Óssea)

Tratamento Medicamentoso

O uso de remédios para o tratamento de osteoporose, como em qualquer outro tipo de tratamento, só pode ser realizado mediante prescrição de seu médico.

Geralmente, devem ser tomados diariamente, podendo variar a dose e duração do tratamento. Alguns dos remédios mais comuns são:

– Alendronato, Risendronato, Ibandronato: inibem a reabsorção óssea

– Ácido Zolendrônico, Denosumab: aumentam a densidade óssea

– Suplementos de cálcio e vitamina D: nutrientes essenciais para a saúde dos ossos.

Atividades físicas

A realização com frequência de atividades físicas são grandes estimulantes do fortalecimento da massa óssea, principalmente as que tem algum grau de impacto.

Isso porque permite maior entrada de cálcio nos ossos, evitando a perda de densidade dos tecidos, além de melhorar o equilíbrio e a força muscular. Fatores importantes para se evitar quedas que podem provocar fraturas.

Uma caminhada de pelo menos 30 a 40 minutos, duas ou três vezes por semana, já ajuda a atingir esses benefícios.

Alimentação ideal

O tratamento nutricional para osteoporose mais indicado é aquele que tem maior presença de alimentos ricos em cálcio.

Algumas boas dicas para adicionar à mesa são:

– Queijo ralado;

– Amêndoas;

– Creme de leite;

– Iogurtes enriquecidos com vitamina D;

– Leite.

Vale lembrar que o tratamento como um todo da doença passa por esses processos. A medicação, atividade física e uma alimentação direcionada rendem resultados quando realizadas de forma conjunta!

Você tem osteoporose e já trata? Deixe nos comentários a sua experiência, assim ajudamos a motivar mais pessoas a se prevenirem, e entenderem os benefícios envolvendo uma transformação nos hábitos diários.

Como ocorre uma ruptura do LCA?

A maior parte das rupturas do Ligamento Cruzado Anterior ocorre com a rotação do joelho. Um exemplo comum ocorre quando descemos de um carro, pois nós apoiamos o pé no chão e giramos o corpo sobre o eixo joelho, havendo um grande risco de ocorrerem danos.

Alguma dúvida? Entre em contato comigo e saiba mais sobre o LCA

Saiba mais:

Assuntos Relacionados ao menisco

Especialista em Joelho Curitiba

Se você esta procurando um especialista em joelho em Curitiba, conte com o profissionalismo do Dr Bruno Sbrissia, médico renomado com mais de 13 anos de experiência em Ortopedia. Formou-se médico pela Faculdade Evangélica do Paraná, é membro titular da SBCJ e atende atualmente no Hospital Marcelino Champagnat em Curitiba PR, que foi classificado pelo 3º ano consecutivo, como uma das melhores instituições de saúde da América Latina, pelo Ranking da América Economia Intelligence!

Agende sua consulta

Dr Bruno Sbrissia – CRM 23851- PR 
Tel: (41) 3207-3225 
• Hospital Marcelino Champagnat, Av. Presidente Affonso Camargo, 1399 – 8° andar – Sala 819 – Cristo Rei, Curitiba PR

Veja também