Qual o tratamento para as doenças da gordura de Hoffa?

Qual o tratamento para as doenças da gordura de Hoffa?

O joelho é uma das articulações que mais sofre lesões. São tantos nomes de patologias, tantas estruturas anatômicas que podem sofrer lesões, que algumas vezes são realizados diagnósticos de patologias em partes do joelho que o paciente nem sabia que existia. Um bom exemplo desses diagnósticos é a inflamação na gordura de Hoffa, desconhecida por muitas pessoas.

A Gordura Hoffa

A gordura de Hoffa fica atrás do tendão patelar e abaixo da patela, contribuindo para a mecânica do movimento do joelho, participação na nutrição e reparação das estruturas articulares.

A inflamação na Hoffa pode fazê-la inchar, sofrer hemorragias e processos de fibrose, gerando a Síndrome de Hoffa. Em geral, a inflamação ocorre devido a microlesões no tecido gorduroso, causadas por movimentos inadequados, tais como a hiperextensão (quando o joelho se estica mais do que deveria) e a sobrecarga do aparelho extensor da coxa.

Qual o Melhor Tratamento?

Na maioria dos casos, o tratamento da Síndrome de Hoffa consiste em medidas antiinflamatórias. Após o controle da inflamação, busca-se tratar a causa mecânica do problema, evitando uma possível recidiva da lesão.

Contudo, cada caso é específico e exige o acompanhamento e o diagnóstico de um especialista. De forma geral, a recuperação da Síndrome de Hoffa inclui:

– Controle da hiperextensão do joelho com exercícios funcionais de estabilização da articulação;

– Fortalecimento da musculatura do quadril, principalmente o músculo glúteo médio, que contribui para o alinhamento do joelho;

– Recrutamento e fortalecimento do músculo anterior da coxa (quadríceps).

 

Alguma dúvida? Fale comigo! Será um prazer lhe ajudar.

Dr Bruno Sbrissia – Médico do Joelho Curitiba
“Qual o tratamento para as doenças da gordura de Hoffa?”

ESPECIALISTA EM JOELHO CURITIBA

Se você esta procurando um especialista em joelho em Curitiba, conte com o profissionalismo do Dr Bruno Sbrissia, médico renomado com mais de 13 anos de experiência em Ortopedia. Formou-se médico pela Faculdade Evangélica do Paraná e atende atualmente no Hospital Marcelino Champagnat em Curitiba PR.

AGENDE SUA CONSULTA

Dr Bruno Sbrissia – CRM 23851- PR 
Tel: (41) 3207-3225 
• Hospital Marcelino Champagnat, Av. Presidente Affonso Camargo, 1399 – 8° andar – Sala 819 – Cristo Rei, Curitiba PR

VEJA TAMBÉM

• Artrose no joelho Curitiba
• Menisco joelho Curitiba
• Cirurgia do joelho Curitiba
 Lesão de menisco Curitiba
• Como ocorre Artrose joelho Curitiba
• Tratamento para artrose Curitiba
• Artrose de joelho Curitiba cuidados
• Cirurgia do joelho, como funciona?
• Cirurgia de ligamento do joelho
• Dor no joelho Curitiba, o que fazer?