Rotina do consultório, saiba quais são as doenças que eu mais trato

Rotina do consultório, saiba quais são as doenças que eu mais trato
Rotina do consultório, saiba quais são as doenças que eu mais trato

Quando pensamos em saúde ortopédica é importante entender que tratamentos e prevenções devem ser levados a sério por todas as pessoas, independente de idade ou se o indivíduo é um atleta ou não.

Atividades rotineiras podem causar lesões que geram muita dor e desconforto às pessoas, portanto é essencial ter essa atenção com a saúde de suas articulações, afinal, são elas que mantêm a nossa sustentação e garantem uma melhor mobilidade no nosso dia a dia.

De maneira a demonstrar a grande variedade de doenças que trato em meu consultório, separei a lista das mais recorrentes entre meus pacientes, elucidando suas causas e quais seus tratamentos mais adequados. Vamos a elas?

Dr Bruno Sbrissia, especialista em joelho curitiba, artrose no joelho curitiba, menisco joelho curitiba, cirurgia do joelho curitiba, especialista de joelho curitiba, cirurgia de joelho curitiba , artopedista especializado em joelho curitiba, lesão de menisco curitiba, ortopedista especialista em joelho curitiba, medico do joelho curitiba artrose joelho curitiba, tratamento para artrose curitiba, artrose de joelho curitiba, ortopedista de joelho curitiba, cirurgia do joelho, cirurgia de ligamento do joelho, dor no joelho curitiba. Dr Bruno Sbrissia, especialista em joelho curitiba, artrose no joelho curitiba, menisco joelho curitiba, cirurgia do joelho curitiba, especialista de joelho curitiba, cirurgia de joelho curitiba , artopedista especializado em joelho curitiba, lesão de menisco curitiba, ortopedista especialista em joelho curitiba, medico do joelho curitiba artrose joelho curitiba, tratamento para artrose curitiba, artrose de joelho curitiba, ortopedista de joelho curitiba, cirurgia do joelho, cirurgia de ligamento do joelho, dor no joelho curitiba. Dr Bruno Sbrissia, especialista em joelho curitiba, artrose no joelho curitiba, menisco joelho curitiba, cirurgia do joelho curitiba, especialista de joelho curitiba, cirurgia de joelho curitiba , artopedista especializado em joelho curitiba, lesão de menisco curitiba, ortopedista especialista em joelho curitiba, medico do joelho curitiba artrose joelho curitiba, tratamento para artrose curitiba, artrose de joelho curitiba, ortopedista de joelho curitiba, cirurgia do joelho, cirurgia de ligamento do joelho, dor no joelho curitiba. Dr Bruno Sbrissia, especialista em joelho curitiba, artrose no joelho curitiba, menisco joelho curitiba, cirurgia do joelho curitiba, especialista de joelho curitiba, cirurgia de joelho curitiba , artopedista especializado em joelho curitiba, lesão de menisco curitiba, ortopedista especialista em joelho curitiba, medico do joelho curitiba artrose joelho curitiba, tratamento para artrose curitiba, artrose de joelho curitiba, ortopedista de joelho curitiba, cirurgia do joelho, cirurgia de ligamento do joelho, dor no joelho curitiba. Dr Bruno Sbrissia, especialista em joelho curitiba, artrose no joelho curitiba, menisco joelho curitiba, cirurgia do joelho curitiba, especialista de joelho curitiba, cirurgia de joelho curitiba , artopedista especializado em joelho curitiba, lesão de menisco curitiba, ortopedista especialista em joelho curitiba, medico do joelho curitiba artrose joelho curitiba, tratamento para artrose curitiba, artrose de joelho curitiba, ortopedista de joelho curitiba, cirurgia do joelho, cirurgia de ligamento do joelho, dor no joelho curitiba.
Rotina do consultório, saiba quais são as doenças que eu mais trato

Artrose

A artrose, ou osteoartrose como também é conhecida, se trata de uma doença de natureza inflamatória e degenerativa. Suas origens podem ser as mais variadas, e as articulações mais acometidas por elas são os joelhos, coluna e quadris por serem os principais responsáveis pela sustentação do corpo como um todo.

Dessa forma, podemos dar diferentes causas para essa doença, entre elas o próprio envelhecimento do corpo, excesso de peso, atividades repetitivas sobre a articulação realizadas de forma incorreta, histórico genético e até o tabagismo.

Se não tratada devidamente, essa doença traz muitos desconfortos ao paciente, desde dores e estalos constantes, até mesmo rigidez, limitação dos movimentos e pode levar até a deformação dos membros.

Seu tratamento pode ter diferentes abordagens, dependendo muito do estado clínico do paciente, levando muito em conta o grau da doença. Primeiramente pode se iniciar um acompanhamento medicamentoso junto a prática de exercícios de fisioterapia.

Havendo um quadro mais grave, outras opções terapêuticas podem ser empregadas, como a infiltração articular, viscossuplementação e artroscopia.

Rotina do consultório, saiba quais são as doenças que eu mais trato

Lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA)

A ruptura do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é uma das principais causas de cirurgia do joelho em decorrência de traumas ocorridos na prática esportiva.

Isso porque o LCA, conecta a tíbia ao fêmur, estando presente na movimentação de rotação e translação do joelho, o que permite a mudança de direção brusca em atividades físicas, como em um drible.

O seu rompimento acarreta em dificuldades na execução de movimentos que envolvem a rotação do joelho, sendo necessário assim uma intervenção cirúrgica que reconstrói o LCA a partir de enxertos do próprio paciente.

Rotina do consultório, saiba quais são as doenças que eu mais trato

Lesão do Menisco

O menisco é mais uma estrutura presente entre o fêmur e a tíbia, sua principal função é o amortecimento de impactos que o joelho pode sofrer diariamente de diferentes fontes.

Sua lesão pode ocorrer tanto pelo desgaste natural ao longo do tempo, até o ponto em que se rompe, ou por algum trauma mais sério que o rasga. No primeiro caso, o tratamento pode não precisar de cirurgia, sendo realizado apenas exercícios de fisioterapia.

Porém, se a Lesão do Menisco tiver origem de um trauma mais grave, a principal indicação é a cirurgia que pode ser realizada por sutura do menisco, meniscectomia ou transplante do menisco.

Rotina do consultório, saiba quais são as doenças que eu mais trato

Cisto de Baker

O cisto de Baker nada mais é do que o resultado da hiperprodução do líquido sinovial, decorrente de outros problemas nos joelhos como artrose, ruptura no menisco, artrite entre outros.

Esse acúmulo de líquido é o que faz surgir o cisto, podendo causar dores e rigidez no joelho e inchaço na parte de trás da perna. Com isso, é possível sentir a saliência do cisto na parte de trás do joelho.

Dependendo da gravidade do cisto, pode-se drená-lo com uma agulha ou se for um nível mais grave, partir para a abordagem cirúrgica para retirá-lo.

Deixe nos comentários se você já teve de lidar com algum desses problemas do joelho listados e como foi o tratamento na sua experiência!

Alguma dúvida? Entre em contato comigo e saiba mais sobre o LCA

Saiba mais:

Assuntos Relacionados ao menisco

Ruptura do Ligamento Cruzado Anterior
Dr Bruno Sbrissia – Médico do Joelho Curitiba – 
Rotina do consultório, saiba quais são as doenças que eu mais trato

Especialista em Joelho Curitiba

Se você esta procurando um especialista em joelho em Curitiba, conte com o profissionalismo do Dr Bruno Sbrissia, médico renomado com mais de 13 anos de experiência em Ortopedia. Formou-se médico pela Faculdade Evangélica do Paraná, é membro titular da SBCJ e atende atualmente no Hospital Marcelino Champagnat em Curitiba PR, que foi classificado pelo 3º ano consecutivo, como uma das melhores instituições de saúde da América Latina, pelo Ranking da América Economia Intelligence!

Agende sua consulta

Dr Bruno Sbrissia – CRM 23851- PR 
Tel: (41) 3207-3225 
• Hospital Marcelino Champagnat, Av. Presidente Affonso Camargo, 1399 – 8° andar – Sala 819 – Cristo Rei, Curitiba PR

Veja também