Saiba tudo sobre as infiltrações com ácido hialurônico

Saiba tudo sobre as infiltrações com ácido hialurônico

Dores nas articulações são motivos de desconforto em qualquer indivíduo, independente da idade ou profissão. A dor no joelho é uma das mais frequentes, trazendo transtornos para atividades laborais e físicas.

Há diversas lesões que podem provocar dor nos joelhos, sendo que neste post vamos falar sobre um tratamento indicado nas lesões de cartilagem e artrose que é a infiltração com ácido hialurônico. A seguir, você vai entender tudo de mais essencial que envolve esse procedimento, que devolve muito da qualidade de vida ao paciente, contornando as dores que tanto impossibilita o indivíduo de realizar as atividades mais comuns do dia a dia.

Mas afinal, o que é a infiltração com ácido hialurônico?

É um procedimento também conhecido como viscossuplementação, onde se realizada uma injeção contendo ácido hialurônico dentro da articulação.
Em uma analogia, seria como lubrificar a articulação com um líquido viscoso (gel), aliviando a dor e melhorando a mobilidade articular.

Quando a infiltração com ácido hialurônico é indicada?

Este tratamento é indicado para pacientes que apresentam lesões de cartilagem (condropatia / condromalácia) associados ou não a artrose. Sempre informo aos meus pacientes que esta infiltração não faz milagre e para ter um excelente resultado no tratamento, não podemos abrir mão dos tratamentos coadjuvantes como medicamentos, fisioterapia e exercícios físicos devidamente recomendados por um especialista.

Nos pacientes com artrose, os melhores resultados desta infiltração são nas de grau leve ou moderado. Nas artrose graves também pode ser realizado, mas nem sempre o resultado é aquele esperado pelo médico e pelo paciente.


Ainda são candidatos para a infiltração:

• Pessoas com dores crônicas que não obtiveram resultados através de fisioterapia, injeções de cortisona, modificação de atividade, perda de peso, anti-inflamatórios, não-esteroides e analgésicos.

• Para aqueles que não podem tomar anti-inflamatórios.

• Quando o procedimento cirúrgico não é o mais indicado, objetivando adiar uma abordagem mais invasiva.

Como a infiltração é realizada?

A aplicação do ácido hialurônico no joelho é realizada da seguinte maneira:

• O paciente pode ficar sentado ou deitado. Deve-se lavar bem o local da aplicação deixando livre de bactérias (assepsia e antissepsia).

• A substância é aplicada, podendo haver um leve desconforto. Todo o processo leva cerca de 5 minutos. É importante informar que existem diversos laboratórios que produzem este medicamento e que cada marca tem a sua peculiaridade, principalmente quando se refere a dose e ao número de aplicações, que pode variar desde dose única até 05 infiltrações (01 vez por semana). Eu utilizo sempre a de dose única para maior conforto do paciente e menor risco de complicações.

• A recuperação é simples e o paciente sai andando do consultório. Recomenda-se não fazer atividades físicas ou grandes esforços nas primeiras 48 horas após a aplicação.

Resumindo, a infiltração com ácido hialurônico é um procedimento rápido e eficiente na devolução do bem-estar do paciente que sofre com dores nas articulações.

Aproveite para dizer nos comentários, se você já passou por esse processo e qual foi sua experiência.

Como ocorre uma ruptura do LCA?

A maior parte das rupturas do Ligamento Cruzado Anterior ocorre com a rotação do joelho. Um exemplo comum ocorre quando descemos de um carro, pois nós apoiamos o pé no chão e giramos o corpo sobre o eixo joelho, havendo um grande risco de ocorrerem danos.

Alguma dúvida? Entre em contato comigo e saiba mais sobre o LCA

Saiba mais:

Assuntos Relacionados ao menisco

Ruptura do Ligamento Cruzado Anterior
Dr Bruno Sbrissia – Médico do Joelho Curitiba – 
“Saiba tudo sobre as infiltrações com ácido hialurônico”

Especialista em Joelho Curitiba

Se você esta procurando um especialista em joelho em Curitiba, conte com o profissionalismo do Dr Bruno Sbrissia, médico renomado com mais de 13 anos de experiência em Ortopedia. Formou-se médico pela Faculdade Evangélica do Paraná, é membro titular da SBCJ e atende atualmente no Hospital Marcelino Champagnat em Curitiba PR, que foi classificado pelo 3º ano consecutivo, como uma das melhores instituições de saúde da América Latina, pelo Ranking da América Economia Intelligence!

Agende sua consulta

Dr Bruno Sbrissia – CRM 23851- PR 
Tel: (41) 3207-3225 
• Hospital Marcelino Champagnat, Av. Presidente Affonso Camargo, 1399 – 8° andar – Sala 819 – Cristo Rei, Curitiba PR

Veja também