Com certeza! Para entender o impacto do sobrepeso sobre os joelhos, basta imaginar que as suas articulações funcionam como uma forma de sistema de amortecimento.
Os joelhos, principalmente, agem nessa função de minimizar o impacto de quando caminhamos, nos exercitamos, levantamos peso e assim por diante.
No centro de cada joelho temos duas fibrocartilagens que auxiliam nessa distribuição do peso, chamados de meniscos, o menisco medial (interno) e o menisco lateral (externo).
Nosso corpo de desgasta (degenera) naturalmente com o passar dos anos, quando estamos acima do peso, ocorre uma sobrecarga das articulações, o que gera um desgaste precoce ou até mesmo lesões.
Neste desgaste, os ossos acabam sofrendo maior atrito e é desse atrito que se desenvolve o problema de artrose, gerando dores crônicas na região, podendo até limitar a movimentação do paciente.
A cada quilo que estamos acima do peso ideal, equivale a 4 quilos para o joelho, ou seja, se vocês está 10Kg acima do peso, isto significa que os joelhos estão carregando cerca de 40Kg a mais do que deveria. Isto é muita coisa.
Por isso, para prevenir-se de problemas como a artrose, o ideal é sempre manter uma alimentação saudável e uma prática regular de atividades físicas que irão controlar a sobrecarga dos joelhos, além de fortalecê-los em suas atividades diárias.
O auxílio de profissionais da área como educadores físicos e nutricionistas também são fundamentais, inclusive se precisar de indicação de algum desses, me pergunte no direct.
Para saber mais entre em contato com a nossa equipe!