Considerado complexo, o joelho tem múltiplas funções e devidoo a isso, apresenta uma biomecânica peculiar, que promovem movimentos de rotação, extensão e flexão do joelho. Os ligamentos, servem para dar sustentação e estabilidade articular, enquanto, os meniscos agem como amortecedores e os tendões e músculos permitem a mobilidade articular. Desta forma, a estrutura funcionando em equidade, contribui para um bom funcionamento do joelho e uma melhor qualidade de vida. Alguns pacientes podem ter uma alteração do eixo (alinhamento) do membro. Esta alteração se chama joelho valgo ou joelho varo.
Joelho Valgo
É bastante notável, e aparece quando há um desalinhamento do quadril e pernas, é identificado em pessoas que tem postura em forma de “X”, ou seja, os joelhos ficam mais próximos uns aos outros, incidindo para o lado de dentro, enquanto os pés ficam afastados e apontam para o lado de fora. A maior incidência destes casos é perante as mulheres, pelo fato de o quadril feminino ser mais largo, além dos músculos da coxa serem mais fracos. As causas para esta doença podem ser apontadas como: malformação da tíbia ou do fêmur, além de crescimento de forma errônea, tornozelos rígidos, sequelas de traumas, mas principalmente fatores relacionados à genética.
Joelho varo
O joelho varo é uma deformidade que deixa as pernas arqueadas e promove a projeção dos joelhos para fora da linha média do corpo. Normalmente, é uma condição mais rara que o joelho valgo, e ocorre quando a tíbia não tem um alinhamento em sintonia com o fêmur, gerando então, deformidades.
Estas alterações de eixo podem ser fatores predisponentes para lesões do joelho, como lesões de cartilagem, meniscos, ligamentos, tendinopatias, entre outras.
Se o paciente tem um varo ou um valgo ASSIMÉTRICO, ou seja, uma perna é diferente da outra, é necessária uma avaliação mais criteriosa e em alguns casos uma correção cirúrgica. As causas desta doença, podem estar relacionadas com a malformação durante o crescimento, traumas no joelho como impactos e batidas, infecções e ou tumores ósseos e raquitismo, quando há falta de vitamina D no corpo humano, desnutrição e até mesmo, falta de cálcio. Isto implica em ossos mais frágeis, suscetíveis a lesões e deformações.
O joelho varo aumenta a incidência de dor e de lesões na parte interna (de dentro) do joelho. Já o joelho valgo, predispões a dor e a lesões na parte externa (de fora) do joelho
Tratamento:
Conservador (sem cirurgia): A maioria não precisa ser operado, já que é fisiológico, ou seja, característica própria das pessoas e principalmente por não provocar sintomas. Indica-se sempre fazer o trabalho de fortalecimento muscular de quadril e coxa, para evitar lesões futuras.
Cirurgia: O objetivo é realinhar o membro, tratando a queixa do paciente, que geralmente é a dor. A correção pode ser feita na tíbia ou no fêmur, dependendo de cada paciente.
Saiba mais com o Dr Bruno Sbrissia especialista em Joelho. O conforto e a segurança você encontra aqui.
ESPECIALISTA EM JOELHO CURITIBA
Se você esta procurando um especialista em joelho em Curitiba, conte com o profissionalismo do Dr Bruno Sbrissia, médico renomado com mais de 13 anos de experiência em Ortopedia. Formou-se médico pela Faculdade Evangélica do Paraná e atende atualmente no Hospital Marcelino Champagnat em Curitiba PR.
AGENDE SUA CONSULTA
(41) 3207-3225
• Hospital Marcelino Champagnat, Av. Presidente Affonso Camargo, 1399 – 8° andar – Sala 819 – Cristo Rei, Curitiba PR
VEJA TAMBÉM
• Artrose no joelho Curitiba
• Menisco joelho Curitiba
• Cirurgia do joelho Curitiba
• Lesão de menisco Curitiba
• Como ocorre Artrose joelho Curitiba
• Tratamento para artrose Curitiba
• Artrose de joelho Curitiba cuidados
• Cirurgia do joelho, como funciona?
• Cirurgia de ligamento do joelho
• Dor no joelho Curitiba, o que fazer?