A artrose é uma doença crônica, degenerativa e sem cura. Entretanto, é possível sim, realizar um tratamento clínico, sem a necessidade de cirurgia, principalmente em situações em que a patologia é identificada em estágio precoce.
Assim, o ortopedista deve prescrever alguns tratamentos que auxiliam no controle da doença, aliviando os sintomas de dor e inflamações, além de evitar a progressão rápida da patologia, o que levaria a uma cirurgia.
A artrose pode acontecer em qualquer articulação do nosso corpo, sendo as mais prevalentes a coluna, joelhos, quadris e mãos. O tratamento se baseia em algumas mudanças de hábitos de vida, fortalecimento muscular, terapias (fisio/hidro/acupuntura/etc), medicações e infiltrações em alguns casos.
Especificamente no joelho, as infiltrações, injeções diretamente na articulação, surtem muitos efeitos positivos. Podemos usar ácido hialurônico, corticoide ou terapias a base de células de gordura. Dessa forma, melhoramos a lubrificação da área em que se perdeu cartilagem, diminuímos o processo inflamatório local, melhorando a mobilidade e reduzindo dores e outros desconfortos.
Tem alguma dúvida? Entre em contato e agende a sua consulta!