Embora a cirurgia robótica já seja realidade no país há alguns anos, para a ortopedia paranaense ela ainda é novidade, estando disponível há cerca de 1 ano e meio.
Até pouco tempo atrás, para realizar a cirurgia de colocação de próteses de joelho, contava-se unicamente com a habilidade, experiência e o senso de orientação espacial tridimensional do médico ortopedista para o correto alinhamento e posicionamento dos implantes.
Agora, com a cirurgia ortopédica com robô, agregamos maior precisão para esses procedimentos.
Quando realizada, a cirurgia robótica ortopédica usa um dispositivo especial, parecido com uma caneta, que vai captando e digitalizando em tempo real as imagens das estruturas ósseas de cada paciente. O sistema une essas imagens reais com aquelas do planejamento em 3D, e as exibe em uma tela, funcionando como um guia para o cirurgião, como se fosse um GPS.
Dessa forma, o paciente tem acesso a um planejamento pré-operatório mais assertivo às suas necessidades, um tempo reduzido de cirurgia e uma recuperação pós-operatória menos dolorosa!
A utilização do robô ainda é limitada para a colocação de próteses ortopédicas, ou seja, outras cirurgias como as de reconstrução ligamentar ainda não há esta tecnologia disponível.
Se você precisa fazer uma artroplastia de joelho e quer saber mais sobre o auxílio do robô em seu procedimento, nos procure no consultório.
Atualmente o robô está disponível para as cirurgias de prótese de joelho no Hospital Marcelino Champagnat e Hospital Pilar.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato pelo site!