Doenças pulmonares, cardiovasculares, mau hálito, e a possibilidade de desenvolvimento de câncer, já deveriam ser motivos suficientes para se abandonar o hábito de fumar. Porém, o tabagismo vai ainda mais longe, podendo provocar danos na saúde dos seus joelhos também.
Confira abaixo, 5 prejuízos a saúde dos joelhos causados pelo hábito de fumar:
1. Artrose no joelho: fumar é prejudicial aos ossos, articulações e tecido conjuntivo. Nos fumantes a artrose progride mais rapidamente, ou seja, a velocidade da degeneração da cartilagem é maior.
2. Complicações cirúrgicas: Pacientes fumantes submetidos à cirurgia de prótese de joelho, podem sofrer com mais complicações decorrentes da cirurgia do que pacientes não fumantes. Problemas de cicatrização costumam ser comuns nos tabagistas.
3. Sintomas agravados: fumantes têm dores mais fortes nos joelhos artrósicos do que os pacientes não fumantes.
4. Reumatismo: tabagistas com artrose no joelho, decorrente da artrite reumatoide, apresentam níveis muito mais altos no sangue do fator reumatoide do que pacientes que não fumam.
5. Resistência a medicamentos: quem fuma têm resposta mais baixa ao uso de analgésicos e anti-inflamatórios do que os pacientes não tabagistas. Assim, eles precisam de doses mais elevadas de remédios para diminuir a dor provocada pela artrose no joelho.
Tem alguma dúvida? Entre em contato e agende a sua consulta!