Segundo dados divulgados pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social, a cidade de Curitiba comporta atualmente 267 mil idosos. Além disso, estima-se que no ano de 2040, a população de pessoas com mais de sessenta anos irá dobrar, e para que atinjam a longevidade com maior qualidade de vida, é importante cuidar da saúde e principalmente dos joelhos, para que não venham a desenvolver artrose. Este tipo de doença, também conhecida como osteoartrite, abrange grande parte dos idosos, e afeta diretamente as articulações. Derivada de um desgaste da cartilagem do joelho, a artrose pode danificar também outras estruturas das articulações, como ligamentos, meniscos e a membrana sinovial. Como o objetivo da cartilagem é promover um encaixe e deslizamento perfeito entre os ossos que integram cada articulação, ao ser danificada, pode gerar dor, inchaço e até mesmo limitação física, característicos dos pacientes com artrose.
Quais são os tipos de artrose? Esta doença pode ser classificada de duas formas sendo elas: Primária e Secundária.
Primária: Decorrente de uso demasiado da articulação ou por fator idade. Com o constante uso das articulações, as cartilagens acabam se deteriorando, implicando em dores e inchaço na região dos joelhos. A medida que o tempo passa, o líquido sinovial, responsável por lubrificar as articulações vai perdendo sua qualidade, comprometendo ainda mais a estrutura. Desta forma, com o mau funcionamento interno dos joelhos, é possível surgir calcificações.
Secundária: Geralmente é derivada de doenças ou condições que o indivíduo possa ter. Problemas como obesidade, traumas frequentes, processo cirúrgico nas articulações, ou problemas de malformação, são fatores que podem desenvolver a artrose secundária. Além disso, distúrbios hormonais, doença de gota, artrite reumatoide e diabetes, contribuem para o desenvolvimento da osteoartrose.
Os fatores de risco que aumentam as chances de indivíduos desenvolverem a doença são:
-
- Obesidade – Quando o corpo suporta uma carga maior que a considerada ideal, as articulações ficam sobrecarregadas, contribuindo para lesões e danos mais rapidamente.
- Deformidade Óssea – Deformidades de eixo do membro inferior, sequelas de fraturas ou lesões osteocondrais e de meniscos contribuem para o desenvolvimento de osteoartrose.
Sintomas da artrose:
-
- Após longos períodos em repouso o indivíduo tem a sensação de estar com as articulações rígidas.
-
- Rangidos e limitação de movimentos
-
- A dor nas articulações piora ao fim do dia
- Inchaço e calor elevado na área.
Agende uma consulta!
Dr Bruno Sbrissia
041 3207 3225
CRM 23851- PR
Saiba mais com o Dr Bruno Sbrissia especialista em Joelho. O conforto e a segurança você encontra aqui.
ESPECIALISTA EM JOELHO CURITIBA
Se você esta procurando um especialista em joelho em Curitiba, conte com o profissionalismo do Dr Bruno Sbrissia, médico renomado com mais de 13 anos de experiência em Ortopedia. Formou-se médico pela Faculdade Evangélica do Paraná e atende atualmente no Hospital Marcelino Champagnat em Curitiba PR.
AGENDE SUA CONSULTA
(41) 3207-3225
• Hospital Marcelino Champagnat, Av. Presidente Affonso Camargo, 1399 – 8° andar – Sala 819 – Cristo Rei, Curitiba PR
VEJA TAMBÉM
• Artrose no joelho Curitiba
• Menisco joelho Curitiba
• Cirurgia do joelho Curitiba
• Lesão de menisco Curitiba
• Como ocorre Artrose joelho Curitiba
• Tratamento para artrose Curitiba
• Artrose de joelho Curitiba cuidados
• Cirurgia do joelho, como funciona?
• Cirurgia de ligamento do joelho
• Dor no joelho Curitiba, o que fazer?