Lesões de joelho: Como prevenir?

Lesões de joelho: Como prevenir?

Os joelhos protagonizam grande parte das atividades desportivas, tais como o futebol, voley, basquete e tênis. As lesões nessa articulação são extremamente comuns, ocorrendo tanto pela prática incorreta de atividades físicas ou do cotidiano, quanto por fatores secundários, como o excesso de peso ou trauma. Enfim, se os joelhos são tão importantes e ao mesmo tempo tão sensíveis à ocorrência de lesões, como é possível prevenir lesões? Saiba mais a seguir:

Algumas das formas de prevenir lesões no joelho incluem:

– Joelhos VS Obesidade:

O acúmulo excessivo de peso influencia diretamente na força exigida pelos joelhos. Sendo assim, estar com o peso ideal é essencial para prevenir possíveis lesões. Busque mudanças no estilo de vida, principalmente nos hábitos alimentares. No entanto, caso atenda os requisitos mínimos e não esteja obtendo resultados satisfatórios de emagrecimento, talvez seja a hora de buscar um cirurgião bariátrico;

– Aquecimento, Resfriamento e Repouso:

Aquecer o corpo antes de dar início à prática de atividades físicas diminui consideravelmente a incidência de lesões. Além disso, é indicada a redução gradual de intensidade de exercícios nos finais de cada treino, aliando isso à uma respiração eficaz que reduza a sua frequência cardíaca. Por fim, repousar é fundamental para que o corpo se recupere fisicamente.

– Fortalecimento muscular e postura incorreta:

Com músculos bem desenvolvidos, principalmente o glúteo e os isquiotibiais (localizados na região posterior da coxa), a chance de ocorrência de lesões diminui. Ademais, uma postura incorreta pode estar irradiando problemas para o seu joelho. Portanto, busque uma rotina de exercícios que fortaleça sua musculatura e também corrija sua postura. Caso necessário, procure auxílio de especialistas como educadores físicos e fisioterapeutas.

– O calçado e as superfícies certas:

Utilizar o calçado certo para cada tipo de esporte é fundamental para a prevenção de dano ao joelho. Não vá correr na rua usando uma chuteira, por exemplo… Os calçados são projetados especificamente de acordo com cada movimento dos esportes. Portanto, utilize sempre calçados confortáveis e que sejam compatíveis com o uso. Além disso, busque sempre superfícies uniformes e suaves para correr e, em locais de declive, priorize a caminhada.

Essas são as principais formas de prevenir danos aos joelhos, porém, caso já tenha sofrido uma contusão, busque um especialista para lhe auxiliar na recuperação e no tratamento. Dessa forma, são inúmeras as complicações que podem ser evitas, tais como a piora da lesão mal curada com o envelhecimento.

Dr Bruno Sbrissia – Médico do Joelho Curitiba – 
“Conheça o Ortopedista Bruno Sbrissia”

ESPECIALISTA EM JOELHO CURITIBA

Se você esta procurando um especialista em joelho em Curitiba, conte com o profissionalismo do Dr Bruno Sbrissia, médico renomado com mais de 13 anos de experiência em Ortopedia. Formou-se médico pela Faculdade Evangélica do Paraná, é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho e atende atualmente no Hospital Marcelino Champagnat em Curitiba PR, que foi classificado pelo 3º ano consecutivo, como uma das melhores instituições de saúde da América Latina, pelo Ranking da América Economia Intelligence!

AGENDE SUA CONSULTA

Dr Bruno Sbrissia – CRM 23851- PR 
Tel: (41) 3207-3225 
• Hospital Marcelino Champagnat, Av. Presidente Affonso Camargo, 1399 – 8° andar – Sala 819 – Cristo Rei, Curitiba PR

VEJA TAMBÉM