Luxação, contusão, fratura ou trincado? Quais as diferenças entre esses termos?

Luxação, contusão, fratura ou trincado? Quais as diferenças entre esses termos?
Luxação, contusão, fratura ou trincado? Quais as diferenças entre esses termos?

Na ortopedia existem diferentes termos para referenciar os problemas que um membro possa ter sofrido mediante a traumas, batidas, quedas, etc.

Por isso resolvi melhor explicar quais são as diferenças entre os termos luxação, contusão, fratura e trincado. Leia a seguir para saber mais!

Luxação: as luxações ocorrem especificamente nas articulações. É quando uma lesão faz com que as extremidades dos seus ossos se DESLOQUEM. Esta é uma das condições mais graves da ortopedia e devem ser tratadas com urgência.

Contusão: de maneira geral, são ocorrências comuns do nosso dia a dia. Significa que você sofreu algum trauma que não ocasionou nenhuma lesão grave. É a famosa PANCADA, BATIDA. A contusão gera inchaço, edema, dor, mas sem gravidade maior.

Fratura: existem diferentes tipos de fraturas, mas a grosso modo elas significam uma descontinuidade óssea. Ossos podem quebrar de diferentes maneiras, por isso o tipo de impacto ou estresse sofrido vai incidir sobre a gravidade da lesão.

Trincado: esse é um termo popular utilizado para fraturas incompletas, menos graves, ou seja, ela não rompeu a cortical oposta, gerando uma fissura. Não confundir com o termo contusão. O trincado embora seja incompleto, não deixa de ser uma fratura.

Essas são as principais diferenças entre cada um de seus termos. Também difere o tipo de tratamento aplicado para a recuperação do membro lesionado, dependendo do tipo de trauma, da lesão, e assim por diante.

Sofreu algum desses tipos de lesões? Entre em contato e agende uma consulta!

Alguma dúvida? Entre em contato comigo e saiba mais sobre o LCA

Saiba mais:

Assuntos Relacionados ao menisco

Ruptura do Ligamento Cruzado Anterior
Dr Bruno Sbrissia – Médico do Joelho Curitiba – 
Luxação, contusão, fratura ou trincado? Quais as diferenças entre esses termos?

Especialista em Joelho Curitiba

Se você esta procurando um especialista em joelho em Curitiba, conte com o profissionalismo do Dr Bruno Sbrissia, médico renomado com mais de 13 anos de experiência em Ortopedia. Formou-se médico pela Faculdade Evangélica do Paraná, é membro titular da SBCJ e atende atualmente no Hospital Marcelino Champagnat em Curitiba PR, que foi classificado pelo 3º ano consecutivo, como uma das melhores instituições de saúde da América Latina, pelo Ranking da América Economia Intelligence!

Agende sua consulta

Dr Bruno Sbrissia – CRM 23851- PR 
Tel: (41) 3207-3225 
• Hospital Marcelino Champagnat, Av. Presidente Affonso Camargo, 1399 – 8° andar – Sala 819 – Cristo Rei, Curitiba PR

Veja também