A sensação de instabilidade do joelho pode ser descrita de várias formas: joelho saindo do lugar, falseio, insegurança para movimentos, sensação de algo solto no joelho. Podemos atribuir tal sensação ou sintoma a diferentes problemas como por exemplo:
- Instabilidade ou luxação da patela: A patela, ou rótula, é o osso na frente do joelho. A luxação da patela é a saída deste osso do seu sulco normal no fêmur e é acompanhada de uma sensação clara do joelho sair do lugar.
- Lesão de ligamentos: ligamentos do joelho, principalmente o ligamento cruzado anterior, podem sofrer lesão com uma torção do joelho. No momento da lesão, há uma sensação do joelho sair, ou quase sair do lugar e depois voltar, seguida de dor e inchaço.
- Lesões de menisco com instabilidade: menisco são estruturas de amortecimento e estabilização do joelho. Lesões do menisco podem gerar instabilidade, pedaços de meniscos que podem se deslocar. Isto pode gerar a sensação de algo saindo do lugar dentro do joelho.
- Artrose do joelho: o desgaste do joelho pode prejudicar o encaixe e alinhamento adequado entre os ossos. Isto pode levar à sensação de falta de confiança, de que o joelho sai do lugar ou que “desencaixa”.
- Inibição muscular após uma lesão: após lesões ou episódios de sobrecarga do joelho, pode haver uma inibição da musculatura da coxa, principalmente o quadríceps. Assim, pode ocorrer sensação de falseio, insegurança ou frouxidão, mesmo que todos os ligamentos estejam íntegros e o joelho não saia do lugar de fato. Geralmente isso ocorre em declives ou ao descer escadas.
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe!