Primeiramente é importante salientar que existem dois tipos de colágeno, com funções e características muito distintas. O colágeno hidrolisado, comercializado apenas no formato de sachê, e o colágeno NÃO-hidrolisado (UCII), geralmente comercializado em cápsulas.
A suplementação com colágeno hidrolisado auxilia na saúde das articulações, incluindo os joelhos, fornecendo nutrientes essenciais para a manutenção da cartilagem articular. O colágeno não hidrolisado (UCII), atua de maneira diferente. Sua principal função é a de anti-inflamatório, aliviando a dor no longo prazo e diminuindo o consumo de medicações com maiores efeitos colaterais como anti-inflamatórios não hormonais e hormonais.
A literatura é bastante controversa quanto a eficácia destes produtos. Na prática, vemos bons resultados se forem utilizados no longo prazo.
É importante lembrar que os resultados podem variar de pessoa para pessoa, e o uso de colágeno deve ser combinado com uma abordagem abrangente, incluindo exercícios adequados, controle de peso e tratamento médico adequado.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato pelo site!