Cirurgia de ligamento do joelho

Cirurgia de ligamento do joelho

O joelho é uma das mais importantes articulações do corpo humano, sendo formada pelos ossos do Fêmur, Tíbia e Patela. Também compõe esta complexa estrutura articular outros tecidos como tendões, músculos, meniscos, cartilagem e ligamentos. 

Quais são os sintomas da lesão de joelho?

Por ser uma estrutura complexa onde podem ocorrer diversos tipos de lesões, os sintomas são muito diversificados, seguem os mais comuns:

  • Dor repentina e incapacitante;
  • Estalidos;
  • Inchaço ou Edema;
  • Incapacidade de distribuir o peso corporal sobre a articulação, causando claudicação (paciente manca)
  • Sensação de frouxidão ou de bloqueio do joelho;

A Cirurgia de Ligamento do Joelho

Atualmente, o principal método de Cirurgia de Ligamento do Joelho é a Artroscopia – uma técnica pouco invasiva para o paciente, na qual, no lugar de um grande corte são feitos pequenos furos. Dessa forma, o procedimento cirúrgico apresenta uma significativa redução do tempo de cirurgia e de recuperação total do paciente.

O objetivo da Cirurgia de Ligamento do Joelho é reconstruí-lo de maneira mais anatômica possível, ou seja, mais fiel ao original/natural.

Atenção

Qualquer tipo de Cirurgia no Joelho deve ser realizada por um médico reconhecido pela SBCJ – Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho. Portanto, não deixe de consultar a credibilidade do seu ortopedista em: SBCJ

Como é a Recuperação de Cirurgia do Joelho?

Independente do procedimento realizado, é muito importante a colaboração do paciente no processo de reabilitação. Preconiza-se o início imediato de fisioterapia, uso de medicações para controle de dor e da inflamação, realização de compressa de gelo diversas vezes ao dia, uso de muletas conforme orientado pelo seu médico e realização do curativo na ferida operatória diariamente.

O tempo de reabilitação depende de cada tipo de lesão, mas na maioria das vezes a fisioterapia perdura por 2-3 meses e após inicia-se um trabalho mais específico de fortalecimento muscular numa academia.

O retorno ao esporte vai depender do tipo da lesão e da presença de um bom controle muscular por parte do paciente.

Dr Bruno Sbrissia – Médico do Joelho Curitiba – 
“Cirurgia de ligamento do joelho”

ESPECIALISTA EM JOELHO CURITIBA

Se você esta procurando um especialista em joelho em Curitiba, conte com o profissionalismo do Dr Bruno Sbrissia, médico renomado com mais de 13 anos de experiência em Ortopedia. Formou-se médico pela Faculdade Evangélica do Paraná, é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho e atende atualmente no Hospital Marcelino Champagnat em Curitiba PR, que foi classificado pelo 3º ano consecutivo, como uma das melhores instituições de saúde da América Latina, pelo Ranking da América Economia Intelligence!

AGENDE SUA CONSULTA

Dr Bruno Sbrissia – CRM 23851- PR 
Tel: (41) 3207-3225 
• Hospital Marcelino Champagnat, Av. Presidente Affonso Camargo, 1399 – 8° andar – Sala 819 – Cristo Rei, Curitiba PR

VEJA TAMBÉM