Todo mundo quer se exercitar e sempre contar com os melhores resultados possíveis, não é mesmo? Mas, frequentemente, focamos tanto nas atividades e no que elas podem nos entregar que esquecemos de cuidados simples para evitar lesões durante sua realização.
Separei 5 dicas de como treinar e reduzir o risco de lesões para suas articulações. Melhor do que treinar, é treinar com segurança, não acha? Leia mais abaixo:
- 1. Sempre aqueça antes do treino e alongue no final: o risco de lesões no treino aumentam consideravelmente quando não aquecemos o corpo. Por isso, vale a pena fazer uma série de movimentos sem carga que estimulem as articulações e aqueçam o corpo. Certifique-se de movimentar o corpo todo para mantê-lo protegido de lesões.
- 2. Faça um treino adequado para você: os treinos devem atender às suas necessidades e respeitar suas limitações. Tentar replicar treinos de outras pessoas pode sobrecarregar seu corpo, levando a lesões graves. Portanto, cuidado!
- 3. Realize os exercícios corretamente: os resultados dos treinos só surgem ao realizar as atividades corretamente. Realizar os movimentos incorretamente, gera grandes chances de se machucar e provocar lesões. Preste muita atenção nas orientações do seu professor.
- 4. Não exagere na intensidade: os treinos e movimentos devem se encaixar perfeitamente às suas capacidades. Ir com muita sede ao pote pode trazer mais rapidamente lesões ao seu corpo, sendo assim, vai com calma e paciência.
- 5. Mantenha um diálogo com seus instrutores: os preparadores físicos, são profissionais com vasto conhecimento do corpo, da correta realização dos exercícios, e vão te ajudar a unir suas expectativas com suas capacidades em um plano de atividades adequado para você. Além disso, não esqueça de intervalar os treinos para evitar lesões por sobrecarga (overuse).
Tem alguma dúvida? Entre em contato e agende a sua consulta!