Ao desgaste da cartilagem do joelho, damos o nome de condromalácia ou condropatia patelar. Em outras palavras, é quando há uma enorme sobrecarga nesta articulação que evolui com a perda de parte da cartilagem, aumentando o atrito entre os ossos da patela e do fêmur, resultando em dores e desconfortos na região da frente do joelho.
Entre as principais causas dessa condição, separei 5 para você conferir abaixo:
1. Traumas na região: ao sofrer traumas (cair de joelhos no chão, por exemplo), o joelho pode não se recuperar de forma adequada, sofrendo uma sobrecarga intensa que faz desgastar a cartilagem e gerar os sintomas de dores muito fortes e dificuldades de mobilidade.
2. Sedentarismo: a condição de sedentarismo ou inatividade atrofia as estruturas corporais e, com isso, o joelho sofre uma maior sobrecarga com menos esforços, aumentando o desgaste condral.
3. Excesso de peso: muitas vezes associado ao sedentarismo, o excesso de peso eleva a sobrecarga sobre as articulações, desgastando a cartilagem do joelho. Cada quilo acima do peso, equivale a cerca de 4 quilos a mais de carga para o joelho.
4. Desalinhamento do joelho: a condição de desalinhamento do joelho faz com que não ocorra a correta distribuição de peso sobre a articulação, causando, invariavelmente, o desgaste da cartilagem. Pessoas com joelho VALGO (na maioria das vezes são mulheres), tem um maior desgaste da cartilagem da patela.
5. Atividades físicas de alto impacto: a sobrecarga em atividades físicas de alto impacto, também levam ao desgaste da cartilagem, sendo interessante manter um acompanhamento profissional adequado para evitar lesões e essa sobrecarga.
Não perca tempo e agende sua consulta!