Como ocorre a lesão do LCA? (Ligamento Cruzado Anterior)

Como ocorre a lesão do LCA? (Ligamento Cruzado Anterior)

O ligamento cruzado anterior (LCA) tem como função principal a estabilização e sustentação do joelho, ou seja, caso este ligamento seja rompido, a articulação apresentará frouxidão e instabilidade. Mas como é essa estabilidade? O LCA íntegro evita que a tíbia – osso da canela – se desalinhe em relação ao fêmur – osso da coxa. Dessa forma são preservadas as estruturas internas, tais como meniscos e cartilagens.

Como ocorre o rompimento do LCA (Ligamento Cruzado Anterior)?

Mesmo que a rotação seja uma das funções do LCA, a maior parte dos rompimentos ocorre durante a execução de tal movimento. Por exemplo, quando descemos de um carro – apoiamos o pé no chão e giramos o corpo sobre o eixo horizontal do joelho, causando estresse no LCA.

Outro exemplo se dá quando um jogador de futebol conduz a bola pela lateral do campo e gira o corpo em 90° sobre o joelho fixo no chão para a executar de um cruzamento. Esta é uma das razões pelas quais o rompimento do LCA é comum em esportes que demandam uma rápida mudança de direção, tais como Futebol, Basquete, Tênis, Esqui e Voleibol.

Ademais, movimentos inadequados como esticar demais o joelho (hiperextensão), quedas com o joelho esticado e impactos em geral podem ocasionar lesões graves do LCA. No momento da lesão, o paciente pode ouvir um estalo, seguido por uma dor súbita de grande intensidade e inchaços.

O que fazer em caso de rompimento do LCA?

Um joelho lesionado dificilmente é capaz de regenerar-se naturalmente. Sendo assim, é importante se consultar com um ortopedista especialista em cirurgia do joelho. Somente um especialista poderá fazer a avaliação precisa sobre o seu caso e lhe encaminhar para o tratamento mais adequado.

Principalmente em jovens, a não reconstrução do LCA pode provocar uma grande instabilidade, além de subluxações, aumentando o risco de ocorrência ou da piora de lesões como a dos meniscos e cartilagens.

Dr Bruno Sbrissia – Médico do Joelho Curitiba – 
“Como ocorre a lesão do LCA? (Ligamento Cruzado Anterior)”

ESPECIALISTA EM JOELHO CURITIBA

Se você esta procurando um especialista em joelho em Curitiba, conte com o profissionalismo do Dr Bruno Sbrissia, médico renomado com mais de 13 anos de experiência em Ortopedia. Formou-se médico pela Faculdade Evangélica do Paraná, é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho e atende atualmente no Hospital Marcelino Champagnat em Curitiba PR, que foi classificado pelo 3º ano consecutivo, como uma das melhores instituições de saúde da América Latina, pelo Ranking da América Economia Intelligence!

AGENDE SUA CONSULTA

Dr Bruno Sbrissia – CRM 23851- PR 
Tel: (41) 3207-3225 
• Hospital Marcelino Champagnat, Av. Presidente Affonso Camargo, 1399 – 8° andar – Sala 819 – Cristo Rei, Curitiba PR

VEJA TAMBÉM